Roteiro da História em Quadrinho



  • Tema: Extrapolação de Perfil

Irá falar sobre invasão de perfil, e nessa história irá relatar sobre uma pessoa que criará um perfil fake.

  • Personagens (Haverá cinco personagens principais.)
Ana: dona do perfil.
Sofia: fará o perfil fake.
Miguel: amigo de ambas, porém será o informante de Ana.
Carlos: professor.
Arthur: investigador da situação problema.
  • Cenário
Toda situação problema ocorrerá na escola e na rede social (Facebook.)
  • Relação entre os personagens e o ambiente
Os personagens são amigos de escola, e Miguel tem uma amizade muito forte com Ana. Sofia com ciúmes, usa do ambiente virtual para difamar Ana.
  • Situação problema
Com o meio de comunicação virtual, algumas situações indesejáveis acontecem, porque tudo fica mais fácil e rápido. A quantidade de visualizações em postagens falsas tem um grande número de compartilhamentos e com essa facilidade, algumas pessoas utilizam da rede social para difamar, extrapolar, ultrapassar limites e prejudicar a imagem de outras pessoas, às vezes por motivos fúteis e outros por algazarra.
  • Ponto alto da história
Com a facilidade que existe para criar perfis falsos, salvar imagens e fazer edições, Sofia consegue então usufruir desse meio de comunicação virtual para difamar a vida de Ana e criar uma imagem falsa dela.
  • Condução da história até o encerramento
     Era mais um dia, numa manhã de quarta feira, na escola. Lá estavam eles conversando na porta da sala de aula, Ana e Miguel tinham um vínculo muito forte, e Sofia tinha ciúmes e inveja da amizade deles. Ao entrarem na sala, o professor Carlos estava falando sobre extrapolação de perfil, explicando sobre a facilidade que existe em criar perfis fake, e fazer mau uso desse perfil, explicou também sobre os riscos que as pessoas envolvidas correm, como criar traumas, problemas psicológicos e informou que é um grande crime.
     Com o passar dos dias, o ciúmes de Sofia foi se agravando, até que ela teve essa ideia, resolveu então criar um perfil fake para fazer postagens falsas a respeito de Ana. Daí ela resolve falar a Miguel, que iria fazer uma brincadeira com Ana, e ele não tinha noção da brincadeira que ela pretendia fazer.
     Sofia começou postando frases, viu que a algazarra estava grande com Ana, e resolveu então ir mais fundo, postando então uma foto com várias edições. Onde essa postagem atingiu um grande números de compartilhamentos, e Ana coitada, desesperada, sem saber o que fazer.
     Ana então resolve chegar até Miguel, e falar de toda frustração, foi aí que Miguel lembrou que Sofia havia dito que pretendia fazer uma brincadeira, e falou a Ana que procurasse seu amigo Arthur que é investigador e poderia ajudá-la a sair dessa situação chata. Ana então procura seu amigo, fala das informações que sabe, porém precisa ter certeza, e Arthur se disponibiliza a ajudar, passando-se os dias, depois de toda confirmação de Sofia para todos, ela reconheceu o erro de ter feito o que fez, pediu desculpas a todos envolvidos, postou em suas redes sociais toda a verdade, comunicou na sala de aula aos outros amigos, e pediu desculpas para Ana, dizendo que não sabia que essa brincadeira ia ser tão prejudicial assim, levou também uma chamada de Arthur, e com isso Sofia aprendeu que é crime, e que não deve brincar com essas coisas.

  • Moral da história: nunca devemos brincar com a imagem de ninguém, tampouco criar perfis fake para fazer mau uso e utilizar deste como proveito para atrapalhar a vida das pessoas.
     








Comentários

Postagens mais visitadas deste blog

Avanço da Tecnologia

Xilogravura passo a passo.